A importância da Educação Infantil
Educação infantil pode ser
mais importante do que o curso superior?
Sim.
É quando a criança
experimenta o prazer pelo aprender e começa a gostar dela (ou não),
aprende a conviver com as diferenças e faz várias descobertas em todas as
áreas do conhecimento.
A escola aguça a curiosidade da criança e diz a ela “olha que interessante é a vida!”.
A escola aguça a curiosidade da criança e diz a ela “olha que interessante é a vida!”.
Para ter uma idéia, faz pouco mais de dez anos que o Ministério da Educação — com a
promulgação da Lei de Diretrizes e Bases — reconheceu a educação infantil como
parte da educação básica de qualquer brasileiro. Isso reflete no que é
oferecido às famílias, pois, entre outras coisas, indica ser fundamental a
especialização do educador. Significa que educação infantil tem de ir muito
além da “tia”, das recreações, do Dia das Mães ou das canções de Natal. O seu
filho precisa estar em um local com profissionais especializados que promovam
rotinas baseadas em propostas pedagógicas muito bem fundamentadas.
Hoje, a
escola de educação infantil não pode ser mais vista como um lugar onde são
realizados os cuidados básicos de higiene e alimentação e sim, onde
educar e cuidar estejam agregados e mais ainda, onde laços afetivos sejam
criados.
É grande a importância dos primeiros anos de vida para a construção dos alicerces da personalidade e do conhecimento.
É grande a importância dos primeiros anos de vida para a construção dos alicerces da personalidade e do conhecimento.
Ingressar na vida escolar desde cedo também favorece as
relações sociais. Por volta dos dois anos de idade, os pequenos deixam a fase
do egocentrismo. Nesse momento, começam a ter com mais clareza a ideia do
outro. Como hoje em dia muitas crianças não têm irmãos, o local para o contato
com outras crianças é a escola. Este ambiente propicia envolvimento, ideias de
coletividade e de companheirismo.
Os estímulos motores, afetivos e sociais, oferecidos às crianças nos primeiros anos de vida, são cruciais para uma vida mais harmoniosa e feliz.
Os estímulos motores, afetivos e sociais, oferecidos às crianças nos primeiros anos de vida, são cruciais para uma vida mais harmoniosa e feliz.
O desenvolvimento da autonomia leva a criança a poder tornar-se
crítica, criativa, questionadora e poder assim, interferir no meio em que vive.
Dentro do processo educativo, é preciso entender o que é brincar e
conduzir a criança ludicamente para suas descobertas afetivas, cognitivas, de
relação com o outro e com a sociedade. Brincando a criança adquire conhecimento
da língua oral, escrita, matemática e muito mais.
Uma Educação Infantil, que siga os “Parâmetros Curriculares
Nacionais do Ensino Infantil”, é garantia de qualidade de atendimento e é o que
toda boa escola deve fazer e priorizar, pois eles indicam as capacidades a
serem desenvolvidas pelas crianças: físicas, cognitivas, ética, estética,
afetiva, de relações interpessoais, de inserção social e as especificações de
cada um.
A Educação
Infantil é um alicerce e é primordial para a aprendizagem. Ela socializa,
desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar no futuro, promove o
lúdico, o ético, a cidadania e os laços afetivos, propiciando à criança
resultados efetivos para toda a vida.
Vale prestar atenção na Educação Infantil que escolhemos para nossos filhos.
Vale prestar atenção na Educação Infantil que escolhemos para nossos filhos.
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