No dia internacional da família, vamos falar um pouco da importância da família no desenvolvimento da criança!
É junto à família que é assimilado desde a primeira infância, o conjunto de habilidades mentais e cerebrais tão necessárias à aquisição de conhecimentos sobre o mundo e o meio em que vivemos. Esse conjunto é formado por várias habilidades tais como: linguagem, memória, atenção, criatividade, pensamento, raciocínio, abstração, criatividade, e a capacidade de resolução de diversos problemas.
As crianças adquirem muitos dos padrões de comportamento de seus pais, como atitudes e valores, através dos processos de imitação e identificação. Esse processo ocorre sem que os pais ensinem, ou tentem influenciar a criança, e ainda sem que a criança tenha a intenção de aprender. É o que chamamos popularmente de exemplo.
O desenvolvimento cognitivo tem inicio durante a fase final da gravidez e perdura por toda a vida do ser humano. No entanto são nos primeiros anos de vida em que ocorre o maior aporte de conhecimentos e ou informações. Sendo que o desenvolvimento e aprendizagem estão interligados e inexistem separadamente. E é através do convivo familiar que a criança vai aprender e desenvolver todas as aptidões necessárias para a vida adulta.
Comentários