A Construção da Identidade na Educação Infantil


A infância é um importante período no qual a criança conhece e explora o mundo. Logo nos primeiros anos de vida, ainda na primeira infância, ela obtém importantes conquistas, que refletem os primeiros marcos de sua independência: aprende a andar sozinha, adquire linguagem verbal, desenvolve habilidades motoras.
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social, o qual acontece em primeiro momento no seio família e logo depois, a escola. A inserção da criança nos espaços de Educação Infantil se faz um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações e ampliando, desta maneira, seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos.
Durante o primeiro ano de vida, aproximadamente por volta dos seis aos oito meses, a criança percebe que é um ser separado da mãe, iniciando o processo de construção da própria identidade.
Rotinas que funcionam 
Incorporadas à rotina da escola, algumas atividades podem favorecer a construção da identidade dos bebês. Confira a seguir algumas delas:
·  Levar a criança à frente de um espelho e nomeá-la, identificando características particulares e as partes do corpo;
·  Expor na sala de aula a foto de todos os bebês com nome, para que eles possam se reconhecer mais facilmente;
·  Montar um mural com fotografias dos alunos em que eles apareçam ao lado dos pais, irmãos ou amigos e, assim, cada um possa se diferenciar dos demais e perceber-se como membro de um grupo;
·  Criar diferentes situações nas quais cada criança tenha a oportunidade de escolher a brincadeira de sua preferência. Dessa maneira ela começa a se colocar como um ser único, com desejos e características próprias;
·  Sempre que possível, promover aprendizagem com crianças mais velhas, que possam servir de modelo na sala de aula.
Na escola, quando as crianças aprendem, por exemplo, a ordenar um jogo, a brincar com carrinhos, estão também aprendendo muitas coisas sobre elas mesmas, que Ihes permitem formar uma opinião sobre si
Portanto, a construção de uma autoimagem positiva requer que, na escola, as crianças tenham experiências em situações que Ihes permitam ganhar confiança em suas capacidades e que sejam vistas como crianças com possibilidades. Isso dá segurança, que é um elemento básico para atrever-se a explorar novas situações, novas experiências. É importante observar que não se trata de renunciar à exigência e ao controle, e sim, de endereçá-Ia a um contexto comunicativo, afetuoso e respeitoso.
Finalizando, a escola tem um papel de fundamental importância na construção da identidade autônoma de cada criança, principalmente nas escolas, onde temos crianças com a faixa etária de até 3 anos de idade, onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificar com o modelo de ser humano que lhe é apresentado. É importante reconhecer o trabalho desenvolvido pelos educadores que trabalham com crianças numa faixa etária de até 3 anos, pois é através deles que ocorre a estimulação para a longa caminhada de construção da identidade. 
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