A Construção da Identidade na Educação Infantil
A infância é um importante
período no qual a criança conhece e explora o mundo. Logo nos primeiros anos de
vida, ainda na primeira infância, ela obtém importantes conquistas, que
refletem os primeiros marcos de sua independência: aprende a andar sozinha,
adquire linguagem verbal, desenvolve habilidades motoras.
A construção da identidade se
dá por meio das interações da criança com o seu meio social, o qual acontece em
primeiro momento no seio família e logo depois, a escola. A inserção da criança
nos espaços de Educação Infantil se faz um universo social diferente do da
família, favorecendo novas interações e ampliando, desta maneira, seus conhecimentos
a respeito de si e dos outros.
De acordo com o Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de
distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e
comportamentais, dos indivíduos.
Durante o primeiro ano de
vida, aproximadamente por volta dos seis aos oito meses, a criança percebe que
é um ser separado da mãe, iniciando o processo de construção da própria
identidade.
Rotinas que
funcionam
Incorporadas à rotina da escola, algumas atividades podem favorecer a
construção da identidade dos bebês. Confira a seguir algumas delas:
· Levar a criança à frente de um espelho e nomeá-la, identificando
características particulares e as partes do corpo;
· Expor na sala de aula a foto de todos os bebês com nome, para que eles
possam se reconhecer mais facilmente;
· Montar um mural com fotografias dos alunos em que eles apareçam ao lado
dos pais, irmãos ou amigos e, assim, cada um possa se diferenciar dos demais e
perceber-se como membro de um grupo;
· Criar diferentes situações nas quais cada criança tenha a oportunidade
de escolher a brincadeira de sua preferência. Dessa maneira ela começa a se
colocar como um ser único, com desejos e características próprias;
· Sempre que possível, promover aprendizagem com crianças mais velhas, que
possam servir de modelo na sala de aula.
Na escola,
quando as crianças aprendem, por exemplo, a ordenar um jogo, a brincar com
carrinhos, estão também aprendendo muitas coisas sobre elas mesmas, que Ihes
permitem formar uma opinião sobre si
Portanto, a
construção de uma autoimagem positiva requer que, na escola, as crianças tenham
experiências em situações que Ihes permitam ganhar confiança em suas capacidades
e que sejam vistas como crianças com possibilidades. Isso dá segurança, que é
um elemento básico para atrever-se a explorar novas situações, novas
experiências. É importante observar que não se trata de renunciar à exigência e
ao controle, e sim, de endereçá-Ia a um contexto comunicativo, afetuoso e
respeitoso.
Finalizando, a escola tem um
papel de fundamental importância na construção da identidade autônoma de cada
criança, principalmente nas escolas, onde temos crianças com a faixa etária de
até 3 anos de idade, onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem,
ao se identificar com o modelo de ser humano que lhe é apresentado. É
importante reconhecer o trabalho desenvolvido pelos educadores que trabalham
com crianças numa faixa etária de até 3 anos, pois é através deles que ocorre a
estimulação para a longa caminhada de construção da identidade.
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